A Austrália Custa ...
O tempo passa, passa e esqueço de escrever. Os meus dias preenchem-se de coisas, pessoas e actividades. Passam épocas de exames, boas ondas, dias fantásticos, trabalhos e continuo sem escrever. Que tanto gosto, principalmente quando é para partilhar. Já tinha rascunhos e ideias não faltam. Hoje decidi pôr ordem às notas e apontamentos e voltar a partilhar convosco alguns factos e acontecimentos sobre a Austrália.
Penso que seja importante partilhar convosco estas experiências. São muitas as pessoas que me pedem conselhos e para aqueles que não estejam interessados em embarcar numa experiência como a minha, penso que é uma vantagem enorme, poder conhecer a realidade doutros países.
Se estás a pensar em ir de viagem para a Austrália, ou se esse é o teu desejo, quanto mais poupares por cá, mais poderás aproveitar por lá. Na Austrália tudo é caro, principalmente quando estás a viajar. Presumo que a melhor solução para alojamento sejam os hostels. São económicos, não muito confortáveis, mas dá sempre para conheceres outros backpackers que como tu, estão a viajar sozinhos. Caso vás em grupo, a melhor solução é alugar uma Van, onde podes dormir, cozinhar e viajar. O ideal para um grupo são três pessoas. O aluguer de uma van ronda os $70 por dia. Quanto ao hostel, nas grandes cidades (como Sydney ou Melbourne) o mais barato ronda sempre os $20 por noite.
Poderás estar a pensar em passar uma temporada na Austrália, como eu fiz. Não é difícil encontrares casa ou quartos para partilhar, tens vários websites onde podes iniciar a tua busca (p.ex. gumtree.com). A renda é semanal, porque recebes também o teu salário no final da semana, o tradicional sistema inglês. Consegues encontrar quartos a partilhar a partir de $90. Eu partilhava um quarto/suite, num condomínio em frente à praia e pagava $120 (sem despesas de luz e internet). Caso queiras um quarto só para ti é difícil encontrares por menos de $180.
Caso estejas a trabalhar por lá, consegues suportar o custo de vida, se o que estiveres a pensar for apenas viajar, daí o meu conselho inicial, poupa muito por cá. O custo de vida é muito elevado. Vou dar aqui alguns exemplos, para quando chegares o choque não ser tão grande. A fruta que aqui em Portugal é barata e acessível a todos, pela Austrália parece algo exclusivo. Eu chegava a comprar apenas as promoções da semana, mesmo que me apetecesse comer morangos naquele dia, se não estivessem em promoção, não comprava porque podiam chegar a $15/kg. Um limão, que por cá tiras do quintal da vizinha, custava $1. Na altura das cheias cheguei a ver Bananas a $14/kg.Uma garrafa de água engarrafada (0.5l) podia chegar a custar $3. Um Café Latte (equivalente ao nosso Galão) em qualquer café não custa menos de $4. Uma cerveja num bar nunca é menos de $8. Se por acaso pensas em ir jantar fora, no mínimo prepara $20. Facilmente comparável, um simples Big Mac custava $12. No supermercado, o frango e os hamburguers eram sempre o mais barato e muitas vezes a minha opção. Na Gold Coast, os transportes parecem ainda mais baratos que Portugal. Por uma viagem de autocarro o mínimo é $1.10 (estudante), $2 (normal). O problema é que vai aumentado à medida que a viagem se prolonga, as vezes acabas por passar os $5, mesmo com cartão de estudante. Não existem passes ou complicações, quando passas mais de 10 vezes na mesma semana, passas a viajar a custo zero.
Apesar de a Austrália custar .... foi dos países que mais me marcou e onde adorei viver. Pela equidade entre a população, pela simpatia, pelo estilo de vida e pela abertura que têm ao mundo. Um destino exclusivo mas sempre aberto a todas as culturas.
Nota: A 28/05/2013 1$AUD = 0,74899€