Let's go to the beach!
Está na hora de falar sobre as praias e ondas da Gold Coast, conhecida por ser um dos muitos Paraísos para os Surfistas. É também conhecida pelas longas praias e suas areias brancas, viradas para o Oceano Pacífico. Uma verdadeira estância balnear que, desde o início, conseguiu conciliar o turismo de massas com o turismo dos desportos náuticos, nomeadamente, o surf. Na verdade, a diversidade de ondas e sua ampla oferta torna a Gold Coast um local de culto para o surf. Existem ondas para todos os níveis, fazendo com que qualquer pessoa que rume até cá, pegue na prancha e aventure-se. Tenho toda a certeza que a água quente, ajuda!!
É incrível haver uma praia que, apesar das suas ondas não serem as melhores, tem o nome de “Surfers Paradise”, aqui está uma pista que permite perceber o impacto que o surf tem na cultura australiana. Além da praia, este é o maior centro turístico da Gold Coast. Aqui podem-se encontrar as melhores cadeias hoteleiras a nível mundial, as melhores marcas de roupa, os melhores restaurantes, entre muitas outras atracções.
Esta semana consegui ir até Colangatta, cidade onde estão as mais famosas ondas da Gold Coast. Quem fica indiferente às direitas de Kirra, Snaper Rocks ou Diba?? Penso que mesmo ninguém, porque se faz notar no crowd que tem. Em Colangatta o surf é protagonista, é uma cidade de surfistas para surfistas. Nesta zona é super normal surfar com golfinhos, incrível como se chegam ao pé de nós, sem qualquer receio, como se nos quisessem cumprimentar. Sem dúvida, irá ser sempre dos meus animais preferidos :).
Tive também a oportunidade de surfar um dos melhores picos para bodyboard, uma onda perto de um molhe, que cria vários triângulos secos. Um verdadeiro parque de diversões, pareceu-me!! O único problema (nem tudo pode ser perfeito) é que para surfar é preciso atravessar o rio, aproximadamente 200m a remar :S. Um rio que tem tubarões e por onde passam os mais variados barcos. Pode-se fazer a viagem de barco, um táxi aquático que nos leva ao surf, mas pagar $6 todos os dias, não é fácil!
Aproveitei também para conhecer Cabarita, uma praia escondida com um visual único, que fica a sul de Colangatta :).
As chuvas que devastaram a Austrália nas duas últimas semanas deixaram o mar castanho e torto, penso que foi por isso, que ainda não consegui adquirir o máximo potencial da Austrália. Está para breve, tenho a certeza!
P.S. Quando me refiro a surf, não quero, de maneira alguma, excluir o bodyboard que está, na Austrália, com um nível de desenvolvimento elevadíssimo. Simplesmente é a forma mais fácil de referir os desportos de ondas.