Quem diria vir a ler um artigo sobre o Porto na Austrália!
Uma das melhores maneiras para evoluir numa língua diferente, como o inglês, é ler. Apesar de já estar na Austrália e ser obrigada a falar sempre em inglês, ler em inglês é um complemento imprescindível. Decidi comprar aos fins de semana o The Weekend Australian, aproximado ao Expresso. Surpresa quando vejo na secção de viagens um artigo sobre o Porto. Um artigo escrito na coluna: “Food for Thought”. Coincidência ou não, a gastronomia é um dos pilares que Portugal pode aproveitar para projectar a sua imagem enquanto destino turístico. Basta de sermos abafados pela famosa “paella” ou tapas espanholas. Nós temos muito mais que isso, temos história por detrás de cada prato e só não temos tapas, como também maravilhosos e apetitosos petiscos que não deixam ninguém indiferente. O autor reflecte sobre a maravilhosa “Francesinha”, sobre as sardinhas de rua e, claro, sobre o vinho. Incrível como nunca pensei vir a ler um artigo na Austrália sobre a tradições do pequenino Portugal. Um artigo harmonioso e de deixar orgulhoso qualquer Português. Aborda a qualidade dos fantásticos hotéis que a cidade e o Vale do Douro têm, bem como faz referência à sua relação preço/qualidade. Passeia pela cidade e descreve com muitos detalhes as principais atracções turísticas, como a Zona Ribeirinha, a Estação de São Bento, a Muralha Fernandina, a Torre dos Clérigos, as caves do vinho do porto entre muitas outras. Elogia a paisagem do vale do douro com a seguinte expressão:
“from high up all you can see is a vast expanse of broad river and enough grapes, it seems, to keep the world drunk for ever”. Depois de conhecer a cultura Australiana, este comentário assenta à medida!!
O autor assume também, que o Porto é já concorrente das principais cidades europeias. Eu sinto saudades, mas acredito que se não fosse o meu país começava já a planear a ida a Portugal.
De facto, enquanto estou a trabalhar tenho oportunidade de falar com os clientes, na verdade é o que mais gosto ;), e não tinha noção que tantos australianos adoravam Portugal. Alguns dos clientes que tive o prazer de conhecer, já estiveram em Portugal e, todos, mas todos, salientam as maravilhosas praias, história, comida e vinho. Aqui estão alguns dos mais importantes factores de sucesso para o turismo nacional.
Apesar de não ser a minha cidade tenho de confessar que fiquei extremamente orgulhosa, e na verdade adoro o Porto e concordo plenamente com todas as opiniões do autor.