Crescer e evoluir =)
Estar a viver fora do nosso país implica abdicar de todas as comodidades e facilidades que tinha. Implica saber gerir as despesas semanais e os gastos diários. Implica seguir um novo caminho longe dos amigos e da família. Abre porta a novas amizades. Abre-nos ao mundo. Resumindo, faz-nos crescer.
Estou há aproximadamente um mês e meio na Austrália. Na minha opinião um país acessível para os escandinavos, mas muito caro para uma simples portuguesa, que passou os últimos seis meses a estagiar, conseguindo apenas (quando conseguia) juntar os 250€ que ganhava de bolsa todos os meses.
Um dos meus objectivos era poder trabalhar enquanto estava por aqui. Encontrar trabalho na minha área, independentemente do que tivesse de fazer. No início pensei que seria fácil, então passei o primeiro mês à espera da resposta dos vários e prestigiados hotéis da Gold Coast. Ainda continuo à espera, não vou desistir, mas para fazer face às despesas tive de encontrar outra solução.
Neste momento sou empregada de mesa. É verdade estou há duas semanas a servir às mesas em BroadBeach, uma zona que fica relativamente perto de casa, frequentada maioritariamente por Australianos. Há dois anos tive de fazer o mesmo, ao fazer o estágio na área de F&B. Apesar de ter adorado o meu estágio, o sítio, as pessoas e o hotel (Memmo Baleeira Hotel) odiei ser empregada de mesa. A mentalidade portuguesa ainda é muito reduzida, um empregado de mesa não passa daquele pobre rapaz ou rapariga que, coitado, não tem pais ricos e faz uns trocos ou então, simplesmente não acabou os seus estudos e está a servir as mesas. Aquele com quem não se pode falar, porque apenas está ali para servir. Incrível como por aqui estou a adorar servir as mesas. Sinto-me bem. Todos os clientes, sem excepção, falam comigo. Interessam-se pelo meu background, pelo que estou a fazer na Austrália. Elogiam-me. Sinto-me respeitada. Sinto-me bem. Além de que ganho bem, acreditam que na última semana, juntamente com gorjetas (tips) fiz $450. Se tudo continuar assim, penso que irei pagar as despesas semanais sem preocupações e, quem sabe juntar dinheiro para viajar depois.
Sem dúvida que estou a crescer, a evoluir, a abrir-me ao mundo.