Estereótipos


Este ano o dia da Austrália, feriado nacional, foi celebrado, por alguns, através desta música adaptada dos Aqua, “I’m a Barbie Girl”.


Quando descobri este vídeo achei o máximo e tive que partilhar convosco. É incrível como, inevitavelmente, descrevemos os países através de estereótipos pré concebidos e, que de facto, os caracterizam.


Durante uma aula de inglês, numa sala composta por diversas nacionalidades tivemos a falar dos estereótipos que caracterizam os diversos países. Acreditam que nós, portugueses, somos conhecidos por ser violentos? Não concordo, mas percebo a origem deste preconceito. De facto, os portugueses podem ser caracterizados por “ferver em pouca água”, mas violentos penso que seja demasiado extremo, principalmente quando olhamos para as gerações mais novas, cada vez mais cordiais e pacientes. Na minha opinião, dos restantes países europeus, os portugueses são os mais hospitaleiros e amistosos. Somos também conhecidos por ser aficcionados por festas e por touradas. E, nada mais que a verdade, estamos sempre à procura de algo, mas sem saber o quê. Esperamos que venha “o desejado”, o nosso herói perdido no Norte de África. Pode-se dizer que vivemos na nostalgia de um passado glorioso, orgulhosos, modestos e patriotas.


Já os australianos não vivem orgulhosos do seu passado, mas sim orgulhosos, ou não, do seu estilo de vida e a forma como aproveitam as maravilhas que a natureza lhes proporciona. Talvez “surf all day” seja a melhor expressão para descrever por nós portugueses. O surf faz parte da cultura australiana e, inevitavelmente, caracteriza o país. Como podem ver este engraçado vídeo, as australianas são caracterizadas por “barbies”, loiras, esculturais, com mini-mini saias e adeptas do exercício físico. Passam os fins de semana em barbecues, onde o álcool, apesar do preço, nunca falta (tal como em todos os outros países anglo-saxónicos, são uns bêbados ahah apesar das elevadas taxas que lhes estão associadas). Podem também ver a nova geração que deriva do elevado fluxo migratório, denominada por “lamb”. Parece que não é só na Europa que se estão a extinguir as verdadeiras culturas, devido ao fluxo migratório.


Um dos grandes problemas da globalização!!


Copyright © 2014 Get to know